Serviços em Destaque
Troca de Amortecedores em carros Nacionais e Importados
Diferentemente do que muita gente pensa, o amortecedor não é responsável por absorver aquelas pancadas quando o carro cai num buraco. Esse trabalho é das molas. O amortecedor faz um trabalho paralelo: funciona como um freio, que para as oscilações da mola, causadas pelas irregularidades do piso. Ou seja, mantém o contato permanente entre o pneu e o solo. Os amortecedores ultrapassados e danificados provocam o desgaste prematuro dos pneus, risco de aquaplanagem (perda de contato do pneu com o solo devido à lâmina de água que se forma na pista), balanço excessivo do carro, ruídos na suspensão e perda de estabilidade. Além disso, um veículo a 50km/h, com apenas um amortecedor gasto, pode aumentar a distância de frenagem em dois metros.
Segundo testes de fabricantes, se o carro estiver com os quatro amortecedores na metade da durabilidade em uma curva, o motorista começa a perder o controle do veículo a 57 km/h, bem antes que o equipamento em boas condiçôes. A troca do amortecedor deve ser feita após um criterioso exame visual, no qual se verifique o estado de componentes como bucha, selo, haste, entre outros, além de possíveis vazamentos.
Troca de Molas
Se suas já passaram a hora da troca, elas vão cair, ou seja, sustentar menos o carro. Com isso, o veículo inteiro estará apoiado em cima do, o que vai fazer com que eles se gastem bem rápido.
Homocinética para Nacionais e Importados
As juntas homocinéticas atuais têm longa durabilidade, em geral 40 ou 50 mil quilômetros, mas necessitam de alguns cuidados especiais, quando for fazer manutenção ou mesmo em um a um posto de gasolina, é sempre bom dar uma olhada como estão as suas coifas (proteção de borracha sanfonada ligada as rodas). Ela protege a junta homocinética de poeira, chuva e lama. Se a coifa tiver algum problema, a graxa existente nela perde-se, e em seu lugar se depositam substâncias abrasivas, reduzindo a durabilidade do conjunto em alguns milhares de quilômetros e obrigando a troca da peça toda.
Embuchamento
Embuchamento da suspensão dianteira e traseira.
Balanças
Troca e manutenção de balanças.
Troca de Óleo e Filtros
A troca de óleo deve seguir as recomendações do manual de cada veículo, mas o motorista deve tomar cuidado com manuais antigos, que previam trocas a cada 20 mil quilômetros. Essa quilometragem foi especificada inicialmente por fabricantes na Europa, que se baseavam em outras condições e também especificavam o óleo correto a ser usado.
A maioria dos manuais indica que o motorista que roda pouco, e em condições severas, ou seja, por vias urbanas, em trânsito congestionado, em velocidade média abaixo de 60km/h e em percursos com menos de 15 minutos, deve trocar a cada seis meses. Já aquele que roda a maior parte do tempo em rodovias, deve fazer a troca a cada 5 mil km.
Ao trocar o óleo, substitua sempre o filtro de óleo. O material filtrante, no interior do filtro, é papel, semelhante ao coador de café, por isso o desgaste é rápido.
Alinhamento 3D
O serviço de alinhamento consiste na correção dos ângulos na suspensão em pivôs e terminais de direção, o que permite o ajuste das rodas para que o pneu tenha o mínimo atrito possível com o solo e um rodar livre no eixo de rotação. É recomendado testar o alinhamento de rodas a cada troca de pneus, quando apresentarem desgaste irregular na banda de rodagem ou desgaste prematuro, quando o veículo puxar a direção para um dos lados, e preventivamente a cada 10.000 km, por ocasião do rodízio que deve ser feito junto com o balanceamento. Desta forma, os pneus irão ter uma maior vida útil com maior quilometragem.
Balanceamento de Rodas
O Balanceamento perfeito das rodas exige a utilização de máquinas de altíssima tecnologia. Os equipamentos executam automaticamente o cálculo de desbalanceamento externo e interno da roda (estático e dinâmico), indicando com precisão quantos gramas devem ter o contrapeso e onde deve ser colocados. Todas as balanceadoras cumprem as normas e procedimentos internacionais, determinadas pela ISO 9002.
Quando balancear?
Normalmente, a cada 10.000 km rodados (à medida que o pneu se desgasta, altera-se o peso da roda, exigindo ajuste do contrapeso). Entretanto, notando alguma irregularidade, mande testar o balanceamento.
Cáster
Cáster é o angulo no qual o pino mestre se encontra em relação a linha de ZERO grau. Isto vale para a suspensão dianteira.
Para que serve cáster?
A finalidade do cáster é diretamente ligada a dirigibilidade do carro, quanto maior for o ângulo do cáster (mais inclinado) mais lenta será a resposta da direção quando você virar o volante do rádio, e quanto menor for o ângulo (menos inclinado) mais rápida será a resposta da direção. Alguns carros permitem que se troque o ângulo do cáster alternando a posição de arruelas. já outros carros é necessária a substituição do cáster block ou até mesmo do suporte das bandejas, que já são fabricado com determinados ângulos. Os ângulos variam entre 8º a 12º de cáster.
Sistema de Freios
O sistema de freio requer atenção especial, por ser um dos pontos fundamentais para manter a segurança do carro. Uma atitude econômica é checar periodicamente o estado das pastilhas de freio, pois seu desgaste excessivo, além de comprometer a dirigibilidade, também causa a necessidade de troca do disco de freio. O fluido de freio deve ser substituído a cada 12 meses ou, em torno de 10.000 km.
Você deve agendar uma revisão no sistema de freio quando:
- O pedal do freio for até o fundo, mesmo que somente algumas vezes;
- O carro ou pedal vibrar ao pisar no pedal de freio;
- O carro “puxar” para algum lado quando freia;
- Ouvir algum chiado ou ronco quando pisa no freio;
- O pedal de freio estiver muito duro;